Ir para o conteúdo

Congresso provoca reflexão sobre o ensino superior

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Clara Lamacie
Foto aberta da mesa de abertura do VII CIM. Sete pessoas sentadas e uma em pé, no ponto mais distante, olham para a direita.

O Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM) teve sua abertura oficial na manhã da última quinta-feira (12), no auditório São João Del Rei do Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O evento visa proporcionar espaços de reflexão sobre as metodologias e inovações no ensino superior e tecnológico, com ênfase no desenvolvimento profissional docente.

O CIM é um congresso bianual realizado desde 2015 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que se tornou interinstitucional em 2019, passando a contar com a participação de seis instituições federais de ensino: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

O evento é destinado a docentes, técnicos administrativos e estudantes de pós-graduação e graduação que trabalham e/ou pesquisam sobre educação superior e tecnológica. O tema desta edição é "Ensinar e aprender em transformação: novos sujeitos, novos paradigmas na Educação Superior brasileira".

850x4101.png

Clara Lamacie
Uma mulher branca e dois homens, um branco e outro negro, estão na mesa do CIM. O do meio segura um microfone e sorri, olhando para a plateia.
Representantes das instuições organizadoras participaram da abertura do Congresso.

A servidora técnico-administrativa Juliana Santos, do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), uma das organizadoras do evento, destaca que a edição sediada pela UFOP "marca um novo recomeço, por ser o primeiro encontro presencial pós-pandemia, e simboliza a renovação das parcerias e o fortalecimento dos laços construídos". Juliana ressalta ainda que o evento configura "uma nova etapa de cooperação interinstitucional, em que avaliamos o primeiro ciclo de trabalho conjunto e nos abrimos a novas possibilidades de parcerias, buscando incluir outras instituições que compartilhem do mesmo compromisso com a qualidade da educação superior e tecnológica".

Segundo o Pró-Reitor de Graduação da UFMG, Bruno Teixeira, o expressivo número de instituições públicas de ensino superior no estado e o alcance dos seus campi em 84 dos 853 municípios mineiros traz "a possibilidade de receber outras instituições e, junto a elas, desempenhar o papel importante de discutir políticas, compartilhar ações, experiências e realizar trabalho conjunto no âmbito do magistério superior".

A reitora da UFOP, Cláudia Marliére, também enalteceu o evento como uma "oportunidade ímpar para refletirmos sobre as metodologias e inovações que estão moldando o ensino superior e tecnológico". Para a reitora, "em um contexto educacional que ainda enfrenta os desafios impostos pela pandemia, é essencial discutirmos novas ideias, propostas e práticas pedagógicas que possam fortalecer o desenvolvimento profissional docente e a gestão educacional".

 

Veja também

7 Outubro 2024

Intitulado "O encontro do Menino Jesus com a tradição dos Orixás", o livro paradidático publicado pelo professor Erisvaldo Pereira, do...

Leia mais

2 Outubro 2024

A classificação da UFOP em 85° lugar no ranking foi obtida através da análise da banca avaliadora, considerando o histórico...

Leia mais

30 Julho 2024

O curso é vinculado ao Programa Escola da Bacia do Rio Doce (Pebrid) e desenvolvido em parceria com o Instituto...

Leia mais

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais