
Criado por João Henrique Ribeiro em seg, 07/04/2025 - 15:00 | Editado por Lígia Souza há 1 semana.
Durante o período carnavalesco de 2025, a TV UFOP impactou cerca de 100 mil telespectadores com a produção de conteúdos jornalísticos e campanhas educativas. Ao todo, foram veiculados seis materiais especiais e 11 reportagens com foco em temáticas como saúde, segurança, economia e cultura, além de orientações para foliões e empreendedores da região.
Mais do que meros números, a repercussão positiva reforça o papel da emissora como um meio de comunicação pública comprometido com a educação e o serviço à comunidade — tanto acadêmica quanto externa. De acordo com o coordenador do Núcleo de Criação e Conteúdo da TV UFOP, Du Sarto, os principais objetivos são "fomentar a comunicação pública educativa, experimentar diversos formatos audiovisuais e diferentes linguagens criativas para que a informação chegue com eficácia aos espectadores, de maneira didática, reflexiva e criativa."
Neste sentido, a coordenadora do Núcleo de Jornalismo da TV UFOP, Adriana Moreira, destaca que é fundamental oferecer um conteúdo de qualidade, acessível e educativo que informe e, até mesmo, contribua para a conscientização da população acerca dos mais diversos assuntos. Em sua visão, esse número expressivo de visualizações reflete o alcance e indica que foi possível impactar uma boa parcela do público, que, certamente, esteve mais bem preparada para o Carnaval. "Esse também é o nosso papel", enfatiza.
Fundada em 2011, a TV UFOP veicula notícias e produz entrevistas e programas audiovisuais envolvendo toda a comunidade acadêmica, e também externa, sempre seguindo princípios de um jornalismo socioeducativo. Em 2024, a emissora foi contemplada no edital de seleção do Programa Brasil Digital e em breve poderá ser novamente assistida na televisão aberta das cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.
Para acompanhar todos os conteúdos, acesse o Instagram e o canal no Youtube.