Criado por Fernanda Walmer em sex, 26/04/2019 - 15:50 | Editado por Rondon Marques há 5 anos.
Carlos Roberto Jamil Cury foi o convidado para colocar em reflexão e diálogo o distanciamento entre o Ensino Médio e o Ensino Superior. Numa palestra com olhar atento sobre a história da educação, o professor respondeu os questionamentos dos participantes e promoveu um debate reflexivo e preciso, no qual enfatizava regularmente: "Os desiguais começam a entrar na escola e no ensino superior".
"Duas importâncias em se falar sobre docência e educação: a primeira é esta reunião de professores, de distintas áreas do conhecimento, pensarem a universidade não como uma soma de institutos, mas como um todo. A segunda é enxergar as alterações do perfil do aluno que está chegando nas universidades. É preciso ter uma radiografia de quem são, para que a gente possa não só conhecê-los, mas desenvolver uma pedagogia e didática que conduza, dentro de cada área do conhecimento, à formação de um profissional que seja competente e crítico", observou Cury.
Joatan Nunes, aluno do mestrado em Educação da UFOP, após ouvir a palestra reconhece que os desafios são muitos, mas conclui:"é possível vencê-los com metodologias, teorias e uma junção maior de forças. O diálogo entre as instituições deve ser sensível e permanente".
SALA ABERTA - Desde 2013, o programa Sala Aberta realiza encontros para discutir a docência no ensino superior. De 2018 pra cá, uma parceria entre UFOP e IFMG promove encontros coletivos entre os professores , tentando trazer temas que envolvam esses públicos. Juliana Santos, técnica em assuntos educacionais do Núcleo de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação, explica que os eventos são abertos a todos os professores, principalmente aos ingressantes, e que a ideia é pensar sobre o que pode contribuir para a prática em sala de aula.