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I Encontro da Rede de Trocas das Licenciaturas debate formação inicial e continuada

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Aprígio Vilanova
O I Encontro da Rede de Trocas das Licenciaturas da UFOP, realizado na segunda (18), teve como tema as diretrizes nacionais para a formação inicial e continuada em nível superior. O convidado para a primeira palestra foi o professor e doutor em Educação, Júlio Emílio Diniz Pereira, da UFMG. 

Para o palestrante, a formação dos alunos de licenciatura é bem complexa e não se faz apenas pelo domínio do conteúdo específico de cada matéria. É preciso que os estudantes tenham também conhecimento da história da educação como base para a sua formação profissional. "É um momento importante, que nós nunca tivemos no âmbito dessa Universidade e nem no país: o de pensar em um projeto institucional voltado diretamente para a formação de professores. A UFOP criou essa rede de trocas de professores dos cursos de licenciatura, justamente para haver essa troca de práticas, de novas metodologias, para discutir essa formação e melhorar a qualidade da formação inicial e continuada da UFOP", afirma Nair Aparecida Rodrigues Pires, membro da Comissão Especial de Assessoramento da PROGRAD na construção do Projeto Pedagógico Institucional e professora do Curso de Música. 

O maior desafio da universidade é pensar na identidade profissional docente que os cursos de licenciatura querem formar. Um dos objetivos desses encontros é buscar elementos que ajudem a compor essa formação. O Encontro conta com uma série de oito eventos, que ocorrerão até agosto deste ano, e cada encontro quer discutir elementos da nova diretriz, por meio de mesas de debate e palestras. "Para a Universidade é um momento em que a gente está pensando um projeto único de licenciatura. A formação de professores é algo fundamental no Brasil. Nós tínhamos os cursos trabalhando de forma muito isolada e, agora, a ideia é que tenhamos um projeto único da universidade, para as licenciaturas, um projeto mais geral que forneça as diretrizes para que cada curso possa elaborar o seu projeto pedagógico. É a tentativa termos uma proposta da UFOP para a formação de professores" aponta Luciano Campos da Silva, pró-reitor Adjunto de Graduação. 

PPI
A UFOP criou uma comissão especial para assessorar essa reforma curricular, para a criação de um Projeto Pedagógico Institucional, que vai nortear a construção e reconstrução dos projetos dos cursos de licenciatura da Instituição. Em conjunto a essa comissão, o primeiro passo tomado pela PROGRAD foi a efetiva separação entre cursos de licenciatura e bacharelado, pois a simbiose entre os dois cursos acabou sendo prejudicial para os cursos de licenciatura. As medidas tomadas foram a separação dos alunos, do controle acadêmico, das matrizes curriculares e dos colegiados. A próxima etapa é a discussão do papel das licenciaturas na Instituição. 

Para a estudante de mestrado em educação da UFOP, Gabriela Fernandes, a reforma é necessária e urgente. "É preciso pensar que estão se formando professores e, a criação de cursos específicos valoriza a profissão e forma profissionais mais qualificados para atuar na área", assinala.

A resolução
Em julho de 2015, o Conselho Nacional de Educação do Ministério da Saúde aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de licenciatura, para a formação inicial e continuada de docentes das áreas de educação básica, nas modalidades de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura. As novas medidas também asseguraram a mudança da carga horária mínima, que passou de 2.800 horas para 3.200 horas.

As novas diretrizes tem como objetivo:
a) Sólida formação teórica e interdisciplinar; 
b) Unidade teoria-prática; 
c) Trabalho coletivo e interdisciplinar; 
d) Compromisso social e valorização do profissional da educação;
e) Gestão democrática;
f) Avaliação e regulação dos cursos de formação.
 
Licenciatura na UFOP
A UFOP possui 14 cursos de licenciatura, sendo 11 presenciais e três a distância. Para conferir os cursos de licenciatura e também bacharelados, acesse: www.prograd.ufop.br/index.php/cursos
 

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