A Comissão Permanente de Desfazimento de Bens, em conjunto com a Coordenadoria de Assuntos Patrimoniais da UFOP, realizou uma doação de lixo eletrônico para a Associação de Catadores Padre Faria, em Ouro Preto. A ação foi realizada entre os dias 21 e 23 de fevereiro.
Ao todo, foram entregues cerca de 27 toneladas de material, totalizando cerca de três carretas cheias. Todo o material doado estava inoperante e guardado em galpão alugado pela universidade. Segundo Pedro Alexandre, Presidente da Comissão de Desfazimento, à medida que os sistemas evoluem, equipamentos como computadores ficam ociosos e, com a depreciação, acabam perdendo valor.
DESFAZIMENTO - O procedimento de desfazimento é previsto em lei. Consiste na doação de material inoperante para instituições filantrópicas, com a finalidade de reduzir custos institucionais.
De acordo com Pedro Alexandre, “a ação é benéfica em vários sentidos, pois eles [os materiais] não podem ser descartados de qualquer forma, pois poluem o meio ambiente. Outro fator preponderante é a redução do custo de armazenamento. E a instituição que recebe também é beneficiada”.
As instituições interessadas no material devem entrar em contato com a Comissão Permanente de Desfazimento de Bens ou a Coordenadoria de Assuntos Patrimoniais para enviar o ofício com as demandas.
Coordenadoria de Assuntos Patrimoniais: (31) 3559 1889
Comissão Permanente de Desfazimento de Bens: (31) 3559 1398