A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFOP torna público o Edital nº 13/2023/DRI/UFOP para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual para o segundo semestre de 2023.
O Programa objetiva propiciar o intercâmbio entre estudantes da UFOP e de instituições estrangeiras conveniadas à Universidade de maneira a estreitar os laços de cooperação acadêmica, aprimorando ações de ensino, pesquisa e extensão.
O candidato poderá se inscrever para somente uma disciplina, em alguma das seguintes instituições:
- Corporación Universitaria Minuto de Dios (Colômbia);
- Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales (Colômbia);
- Universidad Tecnológica de Pereira (Colômbia);
- Universidad Autónoma de Ciudad Juárez (México).
Ao se candidatar, o interessado deve optar por uma disciplina que componha a matriz curricular de curso equivalente ou, não havendo, por aquele com maior afinidade com sua formação de origem. É dever do candidato definir previamente com o presidente do colegiado de curso na UFOP a disciplina que deverá ser cursada durante o período de intercâmbio virtual.
Caberá ao estudante interessado solicitar ao presidente do colegiado que assine o Termo de Ciência - Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual, documento que deverá ser obrigatoriamente anexado ao formulário de inscrição juntamente com os demais documentos obrigatórios.
Os requisitos para inscrição incluem, entre outros: estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação na UFOP; ter integralizado dois semestres acadêmicos (ou metade do curso, no caso de candidatos para a Universidad Tecnológica de Pereira); apresentar coeficiente de rendimento acadêmico superior a 6.5 (sem reprovações) ou igual ou superior a 7.0 (com reprovações); apresentar comprovação de proficiência em língua espanhola (nível intermediário). A lista completa de requisitos e documentação necessária está disponível no Edital.
As inscrições vão até 14 de maio de 2023.
Para acessar o formulário de inscrição e obter mais informações, veja o
edital.