Criado por Juliana Carvalho em ter, 17/10/2017 - 13:26 | Editado por Patrícia Pereira há 7 anos.
A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) promoveram, na última terça (10), no auditório do DEGEO, o primeiro Ciclo de Palestras PIBID/CAINT 2017. O evento debateu o tema “Estruturas rígidas, indisciplina e novas perspectivas educacionais: a escola na Finlândia e no Brasil”, a partir da apresentação de estudo de caso do professor Johan Slätis (Finlândia), e pesquisas recentes realizadas pelo professor Luciano Campos da Silva (ICHS).
Johan compartilhou sua experiência como docente, abordando a tranquilidade no ambiente escolar da Finlândia, a partir de um contexto histórico que levou o ensino escolar do país a ser reconhecido como um dos mais eficientes em escala mundial, com uma taxa de evasão praticamente zerada.
Segundo Johan, a educação é fundamental para evitar o desemprego, a desigualdade e promover qualidade de vida, portanto deve ser tratada como prioridade. Na Finlândia, os educadores buscam trabalhar a autonomia dos estudantes desde cedo, além de possuírem uma relação recíproca de confiança com as autoridades.
Sobre o evento, que propiciou também uma interação com os participantes a partir de um estudo de caso e trabalhos em grupo, a coordenadora da CAINT, Alessandra Kozovits, afirma que "nosso papel é de encontrar essas oportunidades e, junto com outras instituições da Universidade, transformá-las em momentos de trocas de experiências com profissionais do exterior".
pibid_caint.jpg