Ir para o conteúdo

Aluna da UFOP publica artigo na Revista Brasileira de Ensino de Física

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Sob orientação do professor Ronan Ferreira, do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas (Decea), a aluna Suzane Pinto publicou o artigo "Analisando ementas curriculares usando redes complexas" na Revista Brasileira de Ensino de Física. A pesquisa foi desenvolvida dentro do Programa Pró-Ativa, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
 
O trabalho consistiu na análise da estrutura das grades dos cursos de Engenharia do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), interconectando temas relacionados a Física, Química e Matemática. A partir de um modelo proposto, Suzane e Ronan construíram uma rede de temas e usaram ferramentas da teoria de redes complexas para investigar a relação entre as disciplinas e seus pré-requisitos em cada uma dessas grades. "A publicação do artigo foi relevante nos âmbitos profissional, acadêmico e pessoal, e contribuirá com a continuidade dos meus estudos, visto que meu desejo é seguir a carreira docente", afirma Suzane.
 
A PUBLICAÇÃO - A Revista Brasileira de Ensino de Física é uma publicação de acesso livre da Sociedade Brasileira de Física voltada à melhora do ensino da disciplina em todos os níveis de escolarização. Através da publicação de artigos, o periódico busca promover e divulgar a Física e as ciências correlatas, contribuindo para a educação científica da sociedade como um todo.
 

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais