O
artigo publicado na Revista RAEP - Administração: Ensino & Pesquisa foi produzido a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da ex-aluna do curso de Administração da UFOP Águeda dos Anjos com a professora do Departamento de Administração (Decad) da UFOP Carolina Saraiva.
O trabalho é resultado de uma pesquisa sobre as possibilidades de transformação geradas pelos universitários que participaram de pesquisa-ação durante a formação acadêmica, em projetos de extensão. A investigação também objetiva entender como o processo da pesquisa-ação influencia na formação dos administradores.
Para a realização da pesquisa, foi escolhida uma Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes) com base no trabalho de extensão realizado por seus docentes. Foram selecionados como objeto de investigação seis alunos dessa instituição, graduandos e já graduados, que participaram como voluntários ou bolsistas de projetos de extensão. Os dados levantados mostram que os alunos passaram a ter maior entendimento da profissão de administrador após participarem dos projetos que adotam a metodologia da pesquisa-ação.
Para Águeda, a pesquisa-ação também age na relação do estudante com a comunidade. "A proposta da pesquisa-ação deve superar as fronteiras da metodologia e transformar-se em uma forma de relação social entre os universitários nas comunidades locais, potencializando a formação dos administradores e capacitando-os para uma atuação profissional mais densa, ampla e crítica", comenta.
Durante a pesquisa foi produzido um vídeo sobre a importância da extensão para a Universidade e comunidade do entorno. O vídeo está disponível no
link.