Ir para o conteúdo

Pesquisadores da UFOP publicam artigo sobre impactos do ensino remoto na qualidade motivacional de estudantes de Educação Física

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
O professor da Escola de Educação Física da UFOP Emerson Cruz de Oliveira e o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP Fabrício de Paula Santos tiveram artigo publicado na Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, da Universidade de São Paulo (USP). A publicação, que contou com a colaboração de pesquisadores da Unipac de Conselheiro Lafaiete, apresenta os impactos do ensino remoto emergencial na qualidade motivacional de estudantes de Educação Física durante a pandemia de covid-19.
 
No estudo, foram comparados os níveis de motivação de graduandos de duas Instituições de Ensino Superior (IES): uma pública, que paralisou suas atividades acadêmicas, e outra privada, que adotou o modelo remoto emergencial. Participaram da pesquisa 49 alunos da IES pública e 57 da IES privada, todos estudantes de Educação Física.
 
Segundo Fabrício, primeiro autor do trabalho, "o ensino remoto emergencial mostrou-se um fator positivo para a manutenção da qualidade motivacional dos alunos da IES privada. Os alunos demonstraram uma maior motivação autônoma, enquanto os estudantes da IES pública, que enfrentaram a paralisação das aulas, mostraram uma maior predisposição à desmotivação". A pesquisa reforça a importância da continuidade das atividades acadêmicas, mesmo em cenários adversos, como o enfrentado durante a pandemia.
 
A equipe de pesquisadores pretende expandir os estudos para compreender como diferentes modalidades de ensino impactam a qualidade motivacional dos estudantes. O grupo está aberto a colaborações que possam enriquecer futuros estudos sobre motivação acadêmica e novas estratégias de ensino, com o objetivo de garantir o sucesso e a permanência dos estudantes no ensino superior.
 
 

Veja também

11 Abril 2025

O Congresso Mineiro de Fisiologia do Exercício, organizado pelo Laboratório de Fisiologia do Exercício (LABFE) da Escola de Educação Física...

Leia mais

9 Abril 2025

Podem participar do encontro, realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), professores, pesquisadores (graduados, mestres ou...

Leia mais

9 Abril 2025

As inscrições devem ser realizadas pelos orientadores por meio do Sistema de Submissão de Projetos de Iniciação Científica, disponível no...

Leia mais

8 Abril 2025

O reconhecimento da Cátedra de Economia Criativa e Políticas Públicas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e...

Leia mais