"Sequências didáticas: propostas, discussões e reflexões teórico-metodológicas" aborda assuntos sobre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, além de questões sociotécnicas ou tecnocientíficas e o ensino de ciências por investigação, privilegiando a Teoria Ator-Rede (ANT).
O livro apresenta um material para orientação de professores que querem trabalhar com temas atuais nas aulas de ciências e biologia.Para tanto, aborda os temas e traz propostas de atividades diferenciadas que podem ser adaptadas a cada contexto e por cada professor, de acordo com a realidade da escola e turma. Com isso, a obra pretende contribuir com novas formas de pensar e ensinar e também propor a possibilidade de incorporar novos temas e conteúdos nos currículos do ensino fundamental e médio.
Participaram da organização os professores Fábio Augusto Rodrigues e Silva, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Francisco Ângelo Coutinho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Gabriel Menezes Viana, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Para Fábio Augusto, o livro contribui para os professores da educação básica com assuntos e atividades que podem e devem ser trazidos para as salas de aula. "É uma oportunidade de dialogar com educadores que buscam inovar e diversificar a sua prática. A publicação, além de levar mais conhecimento, pretende contribuir mais significativamente com os nossos colegas educadores", afirma.
Fábio participou também da publicação do
volume 1 do livro, que aborda discussões e reflexões teórico-metodológicas.