“Lean Healthcare: estratégias, métodos e técnicas de auxílio à melhoria de processos na gestão hospitalar" foi publicado pela editora Atena, em março de 2023, e traz novas práticas de atendimento a pacientes com o uso de ferramentas comunicacionais. A obra é resultado de um projeto de extensão que envolveu as universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e Ouro Preto (UFOP).
O projeto foi contemplado em um edital interinstitucional de fomento a trabalhos que envolvessem pesquisadores das três instituições e que tivessem como objetivo atuar no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e seus efeitos nos municípios afetados pelo rompimento da Barragem de Fundão. A aprovação possibilitou a liberação de recursos para pesquisa, publicação e pagamento de bolsas a estudantes.
Os pesquisadores mapearam os processos de atendimento em hospitais, por exemplo, o tempo de liberação de leitos, que envolve etapas como a limpeza da cama e da área ao redor, a forragem do leito e a transmissão de informações entre os profissionais, a fim de identificar os chamados "desperdícios de tempo" entre as etapas, possibilitando ações de aprimoramento. Para isso, foram utilizadas ferramentas das TICs e de VSM (Value Stream Mapping) ou MFV (Mapeamento de Fluxo de Valor), que ajudam no mapeamento do fluxo dos processos e na otimização do serviço.
Na etapa final do projeto, essas ferramentas foram implementadas na gestão dos processos de atendimento em oito hospitais e o livro foi utilizado como manual de consulta e material didático para a capacitação e treinamento dos profissionais.
A professora e coordenadora do projeto, Luciana Paula Reis, do Departamento de Engenharia de Produção da UFOP, acredita que a publicação contribui de maneira significativa para o avanço da ciência e dos repertórios científicos, sistêmicos, produtivos e informacionais. "Há ferramentas nesse livro que eu não conheço em outros livros escritos em português, e isso tem um impacto significativo na produção acadêmica. Além disso, tentamos reduzir desperdícios, redesenhando os processos internos de atendimentos, impactando de forma positiva os indicadores de desempenho dos hospitais", explica
Participaram da elaboração do trabalho os professores June Marques Fernandes, Luciana Paula Reis e Sérgio Evangelista Silva, do Departamento de Engenharia de Produção da UFOP; Gilda Aparecida de Assis e Fernando Bernardes de Oliveiras, do Departamento de Computação e Sistemas da UFOP; Meiriele Tavares Araújo e Carolina da Silva Caram, da Escola de Enfermagem da UFMG; e os discentes Thierry Jefferson Barros Scursulim (UFOP); Luís Henrique Rodrigues dos Santos (UFOP); Emerson Lincon de Oliveira Teixeira (UFOP) e Beatriz Bolognani Cardoso de Souza (UFMG).