O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizou, na sexta (4), a aula inaugural da primeira turma, com a presença do reitor Luciano Campos, da vice-reitora Roberta Fróes, de professores e alunos do mestrado e do doutorado. Homologado pelo Ministério da Educação em 6 de fevereiro deste ano, o curso teve seu processo de seleção e implementação ao longo do mês de março, possibilitando que 19 pesquisadores fossem aprovados para o doutorado. A aula inaugural também contou com uma palestra da presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Cláudia Groenwald.
O coordenador do Programa, Frederico Reis, lembrou que a elaboração do projeto do curso para a Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), da Capes, foi um dos maiores desafios, em função de sua alta complexidade. A aprovação foi divulgada no meio do ano passado pelo Conselho Técnico Científico da Capes, e, após a homologação, foi dado início ao processo seletivo, que durou nove dias e teve 37 inscritos no total.
Daiana Corradi, uma das aprovadas, é egressa do mestrado do Programa e também ex-aluna da Licenciatura em Matemática da UFOP. Ela conta que está com as expectativas altas para realizar sua pesquisa em matemática crítica. Segundo ela, a proposta é trabalhar com questões sociais no programa federal "Partiu IF!", com o objetivo de promover a equidade no ingresso de alunos de escolas públicas nos Institutos Federais.
Durante o evento, a palestrante Claudia Groenwald abordou o tema "Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) para professores que ensinam matemática na Educação Básica e na Formação de Professores". Ela mostrou como o uso de ferramentas digitais podem colaborar no ensino e comentou sobre a importância de professores compreenderem as formas de ensinar que vão muito além do conteúdo em sala de aula.
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática oferece três linhas de pesquisa:
Linha 1: Formação de Professores que Ensinam Matemática;
Linha 2: Processos de Ensino e de Aprendizagem Matemática;
Linha 3: História, Cultura e Inclusão em Educação Matemática.
As expectativa é que sejam formadas quatro turmas de doutorado até 2028, para que possa ser realizada a avaliação quadrienal da Capes, que avalia cursos de pós-graduação no país. O coordenador Frederico Reis informou ainda que o Programa prevê a realização de doutorado sanduíche.