Por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) e do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia (DEPRO), a UFOP realizou um curso de pós-graduação (lato sensu) em Educação Ambiental e Espaços Educadores Sustentáveis, em nível de especialização. Coordenado no período de seu início, em 2014, pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), o curso faz parte do processo de Educação Continuada do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, o processo formativo da UFOP capacitou 329 especialistas, 277 concluíram como aperfeiçoamento e 89 como extensão.
A entrega dos certificados ocorreu no dia 10 no polo UAB Vitória, Espírito Santo, juntamente com o Seminário Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis - Desafios e Perspectivas, com debate entre os concluintes do curso sobre suas possibilidades e desafios para a transversalidade da Educação Ambiental no sistema de ensino.
O curso foi criado em 2009, por meio de parceria entre diversas universidades, a Secretaria de Educação a Distância e o Secadi/MEC. O objetivo geral de qualificação foi visar ao exercício das atividades profissionais e de ensino (professores da educação básica, técnicos e gestores das diversas áreas dos sistemas de ensino), tendo prioridade na seleção os que atuavam na educação pública (federal, estadual e municipal). Comunidade escolar, estudantes, lideranças da agricultura familiar e das comunidades tradicionais e educadores aposentados com atuação comunitária tiveram a oportunidade de participar integrando-se nos grupos de trabalho de suporte aos cursistas, recebendo certificado de Extensão.
A inclusão (prevista na legislação) da Educação Ambiental no projeto político-pedagógico da escola, no currículo e na gestão tornou-se uma necessidade no processo de formação cidadã, uma vez que a nova geração tem direito a conhecimentos que conduzam a uma concepção de desenvolvimento econômico que preserve o meio ambiente. Os conteúdos da Educação Ambiental visam, em nível local, nortear ações que estimulem a solidariedade, a equidade e o respeito aos direitos humanos e de todos os seres da natureza, valendo-se de estratégias democráticas.
A professora Dulce Maria Pereira, coordenadora do programa, avalia positivamente os resultados obtidos com o curso: "Não só estou bastante satisfeita com os resultados como também entendo que a nossa Instituição está assegurando o cumprimento com qualidade do programa de Educação Ambiental, construído durante anos por ambientalistas e pela Instituição. Além disso, os nossos discentes, os nossos cursistas capacitados têm condições de interferir nos processos de articulação para que a escola, considerando o seu espaço, o seu currículo e a sua gestão, se torne realmente uma instituição educadora sustentável".
A estrutura curricular do curso foi composta por um conjunto de disciplinas obrigatórias, totalizando 360 horas, 24 créditos e a apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As disciplinas foram distribuídas conforme apresentação abaixo no período de novembro de 2014 a dezembro de 2017:
DISCIPLINA 1- EAD e Ambiente Virtual de Aprendizagem;
DISCIPLINA 2- Educação Ambiental, Sujeitos e Identidades;
DISCIPLINA 3 - Panorama da Educação Ambiental no Brasil;
DISCIPLINA 4 - Temas Geradores e Mudanças Ambientais Globais;
DISCIPLINA 5 - Instrumentação para a Educação Ambiental e a Prática Interdisciplinar;
DISCIPLINA 6 - Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis;
DISCIPLINA 7 - Projeto de pesquisa, intervenção e seminários temáticos.